Seguidores

1 de mai. de 2011

O sistema de numeração grego

Os gregos utilizavam um sistema de numeração bastante semelhante ao
sistema romano, valendo-se de letras de seu alfabeto para representar os números. As letras eram escolhidas tendo-se por base o “nome” que davam aos números.


Temos então que para se formar um número nesse sistema, agrupam-se séries de símbolos que representam um número base, que pode ser um, cinco, dez etc. cada um podendo ser repetido até quatro vezes.

5 comentários:

  1. legal ver que cada civilização conseguiu desenvolver seus próprios métodos para contar coisas

    ResponderExcluir
  2. A civilização grega tem renome. Berço de tradições milenares como alguns esportes e criadores de muitas palavras que embasam o vocabulário de diversos países,a Grécia tem como filho um dos mais renomados matemáticos.

    ResponderExcluir
  3. Os numerais gregos são um sistema para representar números que utiliza caracteres do alfabeto grego. Na Grécia moderna, ainda são usados como numerais ordinais, à semelhança dos numerais romanos que por vezes ainda são utilizados em Portugal e no Brasil; para números cardinais são utilizados os numerais árabes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muiot legal ver como um sistema numerico inventado a séculos atras ainda é usado em relógio, contagem dos séculos e também por ainda ser ensinado às crianças no ensino primário.

    ResponderExcluir

Compartilhar