Seguidores

1 de mai. de 2011

O sistema de numeração chinês

Os chineses utilizavam um sistema de numeração bastante curioso.
Era um sistema que utilizava adição e multiplicação. Era um sistema de numeração de base dez, mas que tinha símbolos definidos para o dez, cem, mil, dez mil.
Como o sistema maia, um número era formado por duas partes: uma acima da outra.





2 comentários:

  1. A matemática na China, era vista como uma utilidade e necessidade. E era muito importante educar, construir, progredir um país com grande desenvolvimento, sendo a Arquitetura, o Comércio, as Financias, as bases para este crescimento. A existência do povo chinês é muito antiga, tendo eles desenvolvido vários métodos visto por nós, por exemplo, como algo mais complexo, fazendo assim uma exigência maior do pensar. Tanto a maneira de escrever, tanto a maneira de ler os números, são maneiras específicas que formam a cultura de um povo, sendo a matemática essencial em tudo e para tudo, afinal o universo é feito matematicamente perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Os historiadores consideram muito difícil datar documentos matemáticos da China. O clássico mais antigo da matemática chinesa “Chou Pei Suang Ching” tem uma variação de quase mil anos entre suas datas mais prováveis de escrita. A maior dificuldade em datar este documento ocorre porque foi escrito por várias pessoas, em períodos diferentes. O Chou Pei indica que na China a geometria originou-se da mensuração, assim como na babilônia, sendo um exercício de aritmética ou álgebra. Neste trabalho há indicações que os chineses conheciam o teorema de Pitágoras.

    ResponderExcluir

Compartilhar