Seguidores

7 de mai. de 2011

Sistema de numeração quinária

O sistema de numeração de base cinco é evidentemente relacionado com o número de dedos da nossa mão. Assim como o sistema de numeração decimal, esse sistema de numeração também se difundiu graças à máquina de calcular primitiva (os dedos das mãos). Esse sistema teve grande difusão entre vários povos. Juntamente com o sistema de numeração de base dez, o sistema de numeração de base cinco foi o mais utilizado pelos povos primitivos da América.
Além dos povos da América, povos das Ilhas Novas Hébridas*, localizadas ao leste da Austrália, utilizavam esse sistema de numeração.


Adição e Multiplicação na base de numeração quinário:

O sistema de numeração quinário é aquele de base numérica cinco. Teremos, portanto, que utilizar cinco dígitos diferentes para representar seus algarismos: 0, 1,2, 3, 4.


(*) As Ilhas Novas Hébridas ficam localizadas no Oceano Pacífico, a leste da Austrália. O sistema de numeração utilizado pelos povos nessa região era um sistema de numeração quinária, ou seja, de base cinco.
Veja como eram os números desses povos: 1) tai, 2) lua, 3) tolu, 4) vari, 5) luna, 6) otai, 7) olua, 8) otolu, 9) ovari, 10) luna luna.
É interessante saber o significado da palavra luna, equivalente ao nosso cinco: luna significa mão e o prefixo o dos números seis, sete, oito e nove tem significado de uma mão mais alguma coisa. Portanto, otai significa uma mão mais um, por exemplo. Isso confirma a origem do sistema de numeração utilizado nas Ilhas Hébridas: o número de dedos das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar