Seguidores

15 de out. de 2010

Buscando uma definição

Buscando uma definição
 
Há muito tempo busca-se um consenso quanto a definição do que é a Matemática. No entanto nas últimas décadas do século XX tomou forma uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: matemática é a ciência das regularidades (padrões). Segundo esta definição, o trabalho do matemático consiste em examinar esses padrões abstratos que tanto podem ser reais como imaginárias, visuais ou mentais. Ou seja, os matemáticos procuram regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e as teorias matemáticas tentam explicar as relações entre elas.
Uma outra definição seria que é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na Física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática, por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários subcampos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns.
Historicamente as disciplinas básicas dentro da matemática estão associadas a necessidade de se efetuarem cálculos no comércio, medir terras e predizer eventos astronômicos. Estas três necessidades podem ser grosso modo relacionadas com as grandes subdivisões da matemática: o cálculo básico (somas, subtracções, multiplicações e divisões), o estudo das estruturas, o estudo dos espaços (cáculos de áreas e volumes através do cálculo básico) e o estudo das alterações.
 
Euclides: painel em mármore, Museu dell'Opera del Duomo
 
Euclides: painel em mármore, Museu dell'Opera del Duomo

Um comentário:

  1. O titulo " buscando uma definição", me interessou pelo fato de me esclarecer, e me mostrar que realmente a matemática esta relacionada ao meu mundo, e a diversas coisas, ate por que ao nosso redor, estao objetos de todos os aspectos, assim mostrando que tudo pode ser calculado, e esclarecido.

    ResponderExcluir

Compartilhar