Seguidores

4 de set. de 2011

Proporção áurea - A beleza das faces


       A proporção áurea, número de ouro, número áureo, proporção dourada, também é chamada de divina proporção é uma constante real algébrica irracional manifesta pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte.



       É proporção geométrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitectara clássicas, renascentistas e pós-modernistas que se baseia no seguinte princípio:
"seccionar um segmento de reta de tal forma que a parte menor esteja para a maior como este está para o todo".






       Um homem de ciência: Leonardo da Vinci,  afirmava que a arte deveria manifestar por ela própria um movimento contínuo e beleza. Para se atingir este fim, Leonardo utilizou extensivamente o rectângulo de Ouro nas suas obras.  


         A designação adaptada para este número,  φ  (Phi maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquitecto encarregado da construção do Pártenon, em Atenas.
  
Estes elementos são encontrados facilmente na natureza.


     O φ (Phi) é um número misterioso que tem algumas quantidades relacionadas e formas, e ele aparece nas proporções do corpo humano e outros animais, nas plantas, no DNA, no sistema solar, na arte e na arquitetura, na música, etc.
     Mas como aqui tratamos de arte especificamente retratos vamos as divinas proporções em um rosto super conhecido da Angelina Jolie.
      
  

    Aqui foi usada a máscara que do Dr. Stephen Marquardt, um ex-cirurgião plástico, que usou a secção áurea para fazer uma máscara que ele afirma que é a forma mais bonita de rosto humano pode ter, usando pentágonos como sua função, que incorpora φ (Phi) em todos os as suas dimensões. Usando também a proporção áurea tracei linhas sobre o rosto mostrando separadamente a proporção aplicada ao rosto da Angelina Jolie.
      Aqui fiz uma brincadeira recortei o rosto pela metade e dupliquei espelhado, vejam que mesmo assim Angelina Jolie é linda de todo jeito  "a simetria do rosto é quase perfeita, sabemos que as duas faces do rosto não são 100% iguais e as pessoas que tem a simetria e proporção das duas metades mais aproximadas são assim consideradas mais 'bonitas' mas como dizem beleza está nos olhos de quem vê"
       Aqui crie um esquema simples de proporção de rosto baseado no livro Desenhando com Lado Direito do Cérebro marcando algumas distancias com linhas diretrizes verticais e horizontais a partir dai você pode conseguir um esboço bem proporcional da foto que vai retratar =D



Fonte:

Máscara: 
SIMETRIAS: MAIS: 

Um comentário:

  1. Fico imaginando como a matemática em sua forma mais simples, ou complexa, continua nos surpreendendo todos os dias desde séculos atrás. É notável a importância dela em nossas vidas, em coisas básicas ou não. A proporção áurea é a filosofia somada(mais matemática) a matemática, a junção simples do que os homens vêem como perfeito se encaixando em lógicas complexas. Em suma, muito boa matéria, abrir os olhos para um mundo interessante, com coisas interessantes é sempre a melhor forma de ensinar. Só não se percebe a matemática a nossa volta, quem realmente não quer estar em volta da matemática.

    ResponderExcluir

Compartilhar