Seguidores

30 de jan. de 2011

Mosaico da Tabuada




Este artigo descreve o Mosaico da Tabuada, uma atividade que visa complementar o estudo da tabuada, das noções de múltiplo e de divisibilidade. É indicado para classes de 4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, podendo ser trabalhado também em outras séries e de forma interdisciplinar com Artes. O artigo tem como propósito detalhar a atividade Mosaico da Tabuada e apontar recursos para que o professor possa explorá-la de várias formas. O professor é o sujeito que conhece a realidade de seus alunos e quem vai definir quais aspectos serão utilizados, adequando a cada turma as sugestões aqui apresentadas. O artigo está dividido em seções que tratam da apresentação e descrição da atividade, de algumas variantes com outros motivos, de formas de coloração, da análise dos mosaicos, de uma sugestão de metodologia de aplicação em sala (baseada em relatos de experiências em sala de aula) e de como construir os mosaicos utilizando o computador. Além das seções acima citadas há anexos com exercícios complementares, registros dos alunos mostrando seus acertos, erros e dificuldades, exemplos de mosaicos com e sem coloração, entre outros. Entre as contribuições que este artigo oferece para a atividade Mosaico da Tabuada destacamos:

(i) uma abordagem a partir de um motivo simples para os mosaicos, que pode ser feito a mão livre; 
(ii) sugestões de metodologia e relatos de experiência em sala de aula; 
(iii) roteiro de atividades para construção dos mosaicos no computador; 
(iv) anexos com uma variedade de mosaicos, de diferentes
tabuadas, com diferentes motivos e colorações, cuja análise permite ao professor ampliar sua compreensão sobre o tema e possibilita ao mesmo selecionar quais mosaicos trabalhar em sala.


Documento completo PDF em:
http://www.feg.unesp.br/difusao/Artigos/artigo_mosaico_tabuada.pdf

2 comentários:

  1. A postagem é muito interessante, ajuda o aluno a compreender a matéria de maneira mais rápida e eficaz. O método pode ser usado em qualquer série do ensino, o que faz com que o aluno tenha sempre um método fácil de relembrar as matérias antigas.

    ResponderExcluir
  2. O Artigo é muito interessante pois tende a ajudar todos os alunos ou pessoas que tenham algum tipo de dificuldade ou até mesmo para aprender mais fácil, é um método simples e fácil de ser usado, fazendo que a pessoa aprenda não decore

    ResponderExcluir

Compartilhar